quarta-feira, 14 de novembro de 2012

SALVE FÚRIA .... INDEPENDENTE FUTEBOL CLUBE DE VÁRZEA GRANDE

Oito anos se completam hoje, 15 de novembro de 2012. Até parece que foi ontem. Durante meus 12 anos, alimentei uma ideia, contrariando a vontade dos meus familiares e colocando em prática o que eu mais gosto, o FUTEBOL !!!! Numa época onde as coisas eram difíceis, principalmente para se conseguir um jogo de 11 camisas, era algo raro, principalmente para um jovem como eu que ainda estava aprendendo a montar um time. Foi assim que nasceu o Independente Futebol Clube de Várzea Grande, com ajuda de grandes amigos, que tenho o prazer de aqui cita-los, Arian Gomes e Morango, ambos da minha querida rua livramento, onde nasceu a Fúria do bairro Água Limpa. Antes do Independente, foram utilizados outros nomes, Colorado, Parma, Juventus e até Flamenguinho, e o atual nome permaneceu durante esse 8 anos. Só em 2004 o sonho de ter um jogo de camisas foi realizado. Eu rezava para chegar a maior idade ou pelo menos o titulo de eleitor, onde era possível conseguir camisas com políticos. E foi numa tarde de 15 de novembro de 2004, na residência do senhor Ernesto, com uma doação de camisas vermelhas com mangas pretas, decretamos a fundação desse time que até hoje permanece vivo. Só consegui concretizar um jogo oficial de inauguração no mês de julho do ano seguinte, percebe-se que as dificuldades nesse período continuavam. Até os dias de hoje enfrentamos essa situação, infelizmente é assim, mas que viveu o tempo bom, sabe que toda dificuldade foi esquecida, em 8 anos, foram 4 títulos, 2 copas central e um torneio e um desafio(valendo troféu), só festa. Entre Alegrias e Tristezas, pensei até em parar, mas o meu coração tricolor pulsa e não deixa morrer, essa força que mais parece ser uma FÚRIA dentro de mim. SOU TRI CAMPEÃO DO MUNDO .... esse é o tema que adotei como hino para o nosso time, felicidades meu INDEPENDENTE, a Você e a todos os seus ex- jogadores e os atuantes dessa primeira, segunda e terceira geração .....

TEXTO DE IGOR GABRIEL ...

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Àgua Limpa e Centro, não formam um time de Futebol


Embasado nos dados da Secretaria de Habitação de Várzea Grande, hoje a população que atua no bairro Agua Limpa e grande parte do Centro Várzea-grandense é de aproximadamente 6 mil pessoas. Porém com estudo direcionado  em jovens de 17 á 20 anos de idade, revela através de uma pesquisa, que nos últimos 12 anos o numero de jovens praticantes do futebol de campo caiu 84%, demonstrando desinteresse pela categoria esportiva, sendo impossivel fazer um time com jogadores do próprio bairro.

Já no Bairro Agua Limpa, criado no inicio dos anos 80, havia em seu raio territorial mais de 4 campos, sendo; Amarelão; Operário; Milionário; Corinthians. Os times que atuavam naquela época, oriundos do bairro levavam para beira de campo, através da categoria aspirante cerca de 15 jogadores com idade de 17 á 20 anos. 

Com a criação de núcleos habitacionais, e a extinção dos campos, evidentemente que essa faixa-etária não buscou se interessar em manter a tradição deixadas pelos pais, que eram ou são praticantes do futebol amador.

Hoje no bairro, não se tem um time com jogadores nessa faixa etária, porém se calcularmos o numero de praticantes por rua e quadra do território do Agua Limpa, não passa de 0,5% dos jovens entre 17 á 20 anos. Pelo coeficiente da pesquisa, entre praticantes e não praticantes, o resultado é o seguinte;

0,8 % - praticam o futebol amador
12 % - praticam outros esportes
40 % - praticam futsal
47,2 % - não praticam nenhum tipo de esporte

*Dados do Bairro Agua Limpa, para jovens entre 17 e 20 anos.
Os jovens que praticam o futebol amador fora do bairro, infelizmente por não ter um campo, acabam migrando para outras regiões onde o futebol é mais valorizado, como é o caso dos 0,8% citados nessa pesquisa.

Pesquisa Esporte Local

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Homenageado do Sub-18, O diretor do blog esporte local


O homenageado da então copa sub-18 do meio oeste, o então comunicador e radialista, hoje na estação VG FM Igor Gabriel, que teve seu nome na premiação da competição masculina.

Para ele foi uma honra, viver participar com os integrantes do meio oeste, sabendo da realidade e das dificuldades, mas acreditando na esperança e na força, de um povo sofrido mas cheio de esperança, que sem esperar dos outros faz acontecer.

“ O que admiro muito é o senhor Jesus José de Souza, um senhor humilde que no primeiro dia que nós encontramos por acaso na vila São João, ele me recebeu como um rei em sua casa, e eis que ali criamos uma identidade muito forte além de uma amizade verdadeira”, disse Igor.

Muitos não gostam do Meio Oeste como Dino Portes e Igor Gabriel, se é que podem falar os dois descobridores de um futebol puramente amador, que faz a diferença e só participam times da região.
“ Aqui pra mim é uma ilha perdido em meio a imensa Várzea Grande, um bairro que tem um líder verdadeiramente desportista, e que sabe reconhecer os verdadeiros amigos, não só o senhor Jesus mas a todos os desportistas do Meio Oeste”, sintetizou Gabriel.

A quem diga, que o meio oeste precisa de campos abertos para continuar com a labuta de manter seus campeonatos em atividades, embora na decisão do ultimo dia 15 de julho cogitou-se que o campo do São Simão iria acabar.

“ Assim como acabaram com o campo do milionário, do meu bairro e deixaram um péssimo campo na região do ipase, realmente sinto saudades do velho campo pelado, precisamos manter os campos do meio oeste em atividades, prova disso são os jovens que não estão na marginalidade”, finalizou Igor Gabriel.

Obrigado Meio Oeste, em especial Senhor Jésus, sei o quanto ainda o povo de vila são João e região admira a minha pessoa, manterei meu carater humilde e profissional, por que com vocês só tenho que aprender muito... 
 Igor Gabriel


Nacional, campeão sub-18 no futebol soçayt do Meio Oeste


Na manhã de domingo do ultimo dia 15 de julho, o Nacional enfrentou o Milan, pela grande final do campeonato sub-18 organizado pela liga do Meio Oeste, em partida realizada no campo do São Simão.

No primeiro tempo o rubro-celeste sofreu uma grande pressão do time adversário, o Milan, em menos de um minuto da etapa inicial. Logo aos 5 minutos Kaique abre o marcador, chutando cruzado no canto alto do goleiro Darlei do Milan.

No restante da partida, o Rubro – Celeste da rua 7 só administrou a partida. Ainda no segundo tempo, o Milan do Jd. Vitória só teve grandes oportunidades de empatar a partida, com o seu melhor jogador em campo, Diego, mas o bom goleiro João Paulo esta em dia inspirado, evitando o que seria uma tragédia.

Fim de papo, ao trilar o apito festa vermelha e azul no campo do São Simão, Nacional campeão com um time totalmente de jogadores da região Meio Oeste, em especial de Vila São João.

Uma parceria que deu certo, fundador e dirigente do extinto Manchester, Hellyel Mark´s (Guijé) vai permanecer no comando técnico e a frente da categoria do sub- 18, como prova de um bom dirigente. “ eu e Baticão que não esta aqui, formamos um time com jogadores do bairro e 2 reforços de fora, isso foi o bastante para chegarmos a esse importante titulo”, finalizou Hellyel.


Igor Gabriel - Jornalista

Volta para traz

Pela emoção ele deixou se abalar, assim Igor Gabriel estava com plano de voltar com a Central com o nome de quadrangular sub-20, porém nada disso foi definido, e não foi encontrado pessoas para coordenarem o evento.

A incógnita sobre o evento de futebol que antes organizada pela extinta GIFEV, projetada pelo desportista Igor, seria organizado por terceiros e não mais pelo idealizador, " eu ia correr atrás do apoio e estrutura, porém, duas pessoas iam coordenar a competição sem minha intromissão, por que eu ia me dedicar em ajudar o Independente, mas, nenhuma pessoa propôs em ajudar e isso não teve exito", disse o ex-idealizador.

Assessoria

sexta-feira, 1 de junho de 2012

O goleiro menos-vazado do estudantil


Vantuir Marques, uma grande segurança no gol, e que foi eficiente para a grande vitoria do seu time, em dez partidas, ele só sofreu 6 gols.

Em compensação o time teve um saldo de gols positivo de 25, e sem contar que ele foi decisivo na a partida contra o time do IVE, 0X0 no tempo normal, e nos penaltes ele pegou 2, que ele garantiu a vitória.

Igor Gabriel - jornalista e radialista

Yrasmon o nome do jogo


É certo que toda decisão deve ter um nome, era esperado os gols de Igor Henrique, porém só auxiliou com alguns passes, mas a oportunidade estava nos pés do franzino Yrasmon, que marcou os 2 gols decisivos na grande decisão, foi o jogo da sua vida !!!

Valeu a pena toda escola Elmaz Gattas é grata pela sua personalidade e garra dentro de quadra.


Igor Gabriel - jornalista e radialista 

O Artilheiro do estudantil 2012


Melhor que ele, até então não existe, um grande jogador, provado e comprovado, um jovem não faz 12 gols atoa por ai, essa foi a qualidade de Igor Henrique. 


Ele sim mostrou garra e técnica, oportunismo e muita sorte, o seu esforço valeu a pena, agora Igor Henrique tem dois grande motivos para comemorar, a artilharia e seu primeiro titulo inédito, na sua pré- caminhada como jogador de Futsal.

Com isso ele irá despertar o interesse de grandes escolas particulares, porém quem sabe até chegar num time da elite do futsal.

Sem contar que Igor Henrique é um excelente jogador de campo, de uma extrema habilidade, e que muitos gostariam de te-lo em seu passe.


Igor Gabriel - jornalista e radialista

Elmaz Gattas, campeão Municipal estudantil 2012

É campeão!!!! O time da escola Elmaz Gattaz Monteiro é a mais nova equipe campeão de Futsal dos jogos estudantis Várzea-grandense do ano de 2012, o time treinado por Célio Lima, sagrou-se vencedor na manhã desta sexta-feira (01.06.2012), no ginásio Couto Magalhães.

O time do Elmaz Gattas venceu na decisão a escola Julio Müller pelo placar de 2X1, com dois gols de Yrasmom. Sendo que no dia anterior o Elmaz com seus galáticos havia vencido nos penaltes o time do IVE, onde segundo críticos foi a decisão antecipada. 

É bom lembrar que o time do Elmaz Gattas teve um numero de gols bastante elevado, com um ataque relativamente positivo, foram mais de 30 gols marcados e um artilheiro, Igor Henrique que marcou 12 gols, e o goleiro menos vazado Vantuir levou 6 gols.  

O time do Elmaz Gattas venceu com : Vantuir , Igor, Leandro, Yrasmom, Matheus Pimpa, depois Vitor Hugo, Rafael, Leandro, Bruno e Erijhon Pedra. O técnico é Célio Lima.


Igor Gabriel - jornalista e radialista 

sábado, 26 de maio de 2012

Igor Henrique, um futuro promissor do Futsal

Esse é um jovem promissor, seu nome Igor Henrique, mais de um metro e meio de altura, habilidoso, embora sua idade na casa dos 17 anos, foi a sensação do time da escola Elmaz Gattas neste ano nos jogos estudantis.

Durante um mês dos jogos, Igor já marcou mais de 10 gols em 6 partidas da faze classificatória, ou seja o guri faz de 2 á 3 gols por jogo.

" Eu ainda não conquistei um titulo, e vejo aque agora é minha chance de levantar um caneco de campeão, a oportunidade é essa, '' disse o jovem craque.

Neste sabado, Igor Henrique marcou os 4 gols que definiram a vitória da escola Elmaz Gattaz contra o IVE, por 4X2. Com o resultado Igor já pode comemorar o titulo do polo - centro, já que o pega pra capar será segunda-feira, onde sua equipe se prepara em busca do titulo inédito na sua caminhada.

Além do futsal, o garoto manja bem no campo, joga o futebol de campo quanto o suiço, onde também já marcou seus gols pelo time do Independente do bairro Aguá Limpa.

Elmaz Gattas um time avassalador


Com maestria o time da escola Elmaz Gattas Monteiro venceu o selecionado do IVE por 4X2 neste sábado,  agora o pega pra capar começa segunda-feira, na fase classificatória dos polos vencedores dos Jogos estudantis da categoria Futsal.


Com um show de futsal, e com 4 gols de Igor Henrique, principal nome do elenco, que diga-se de passagem é um excelente time, e favorito para chegar a final.

O time saiu jogando com - Leandro, Matheus Pimpa, Yrasmon, Erijhon Pedra, Vantuir, Rafael, Bruno, Leonan e Igor.

Tecnico : Celio

Assessoria

segunda-feira, 26 de março de 2012

O Líder do Nacional


No ultimo domingo o Nacional Futebol Clube completou 4 anos de fundação, o rubro celeste da vila São João fez a festa na sua sede localizado na rua 07.

Para quem não conhece o senhor Jésus foi o criador da bandeira chamado Nacional.

Jesus José de Souza é natural de Pereira Barreto – SP, chegou em Mato Grosso em 1978, onde conheceu varias figuras políticas do estado, trabalhou em vários ramos e inclusive no jornal.

Mas foi em Irenôpolis distrito da cidade de Jucimeira onde iniciou sua militância como treinador de futebol, até então com várias vitórias pelo time local.


Veio para Cuiabá no inicio dos anos 90, trabalhou em empresas privadas, e sem contar que tinha um K.I. muito avantajado por onde passou.

Ao vir para Várzea Grande, morou no Bairro São Matheus, só então, no inicio do ano 2000, veio para um lugar, que estava começando a se estruturar, Vila São João. Com as dificuldades, seo Jésus teve problemas de saúde, mas superou, e só em 2008 fundou o Nacional.

Na estréia venceu o Atlético da vila por 8x6. entre os títulos mais importantes estão, futebol de areia e futsal. Nessa época o Nacional tinha uma excelente base de jovens jogadores, dos quais revelou o maior jogador, que até hoje foi o que mais vestiu a camisa do rubro-celeste, o goleiro João Paulo.

Entre os vice-campeonatos estão a Copa Central 2009-2011, vice feminino 2011, vice soçayt em 2009.

O maior artilheiro do Nacional foi Odair com 46 gols e no feminino a jogadora Dalila com 31 gols.


Igor Gabriel